sexta-feira, 30 de março de 2012

TÉCNICO OU FORMATADOR?

Compartilhe esse texto



Voce já deve ter chamado um desses pseudo técnicos para "consertar" seu computador e ele já chega dizendo tem que formatar!

As afirmações são essas, se voce ja chamou um falso técnico com certeza ouviu isso....


O seu pc ta com vírus, tem que formatar
O seu pc ta muito lento, tem que formatar
O seu pc nao ta acessando a internet, tem que formatar
O seu pc não ta entrando no Windows, tem que formatar
O seu pc ta reiniciando, tem que formatar
O seu pc ta dando "tela azul", tem que formatar
O seu pc ta dizendo que falta um arquivo e por isso não inicia, tem que formatar
E por ai vai.... 

Formatar o computador é a ultima opção de um bom técnico e a primeira opção de "técnicos" que não sabem o que realmente está acontecendo com o computador, ou não sabem como resolver e acabam recorrendo ao "artifício" de formatar o computador.

Perdi as contas de quantas vezes clientes me ligam reclamando que a hora do computador está atrasando sozinha e de antemão me perguntando quanto custa a formatação. Ou seja, este cliente está alienado com a idéia de que todo problema no computador dele será resolvido com a formatação da máquina.

Essa cultura de formatação só existe – e só se mantém – porque há maus profissionais que enganam a si próprios e aos seus clientes dizendo que a solução para qualquer problema que possa ocorrer no computador é a formatação. 

A maioria dos técnicos ao se deparar com um problema que a princípio não lhes vêm à cabeça uma solução, decidem formatar a máquina, e com isso resolver os problemas dela.
É aí que essas pessoas se enganam. Enganam a si próprios porque deixam de pesquisar a causa do problema e adquirir mais conhecimento no seu campo de atuação. E enganam aos seus clientes arrancando-lhes mais dinheiro, pois, na maioria das vezes, uma formatação custa bem mais caro do que qualquer outro procedimento relacionado ao software.


Apresento-lhes um caso comun que normalmente recebe como diagnóstico uma formatação: Tela Azul do Windows. 

Esse problema pode ter VÁRIAS causas: Windows corrompido, hardware defeituoso, hardware conflitante, programas problemáticos, computador sujo… Enfim, não faltam causas. Mas o que vemos por aí é que profissionais indiscriminadamente formatam essas máquinas sem ao menos fazer um análise do que pode estar acontecendo com ela. 

O que é que acaba acontecendo? O cara formata a máquina e termina por não resolver o problema, pois a causa do problema não era o Windows e sim uma memória defeituosa. Portanto esse profissional não foi eficaz nem muito menos eficiente, pois terá que refazer todo o trabalho já feito.

Então quando se depararem com uma frase TEM QUE FORMATAR, pense direito se realmente vale a pena confiar num "técnico" desse.

Eu, Tiago, só recomendo formatação se for pra trocar o Sistema Operacional, ou se realmente for algo que fugiu do controle, ultimo dos ultimos casos, de 100 creio que 1 ou 2 são assim.

1 comentários:

  1. belo texto! quero compartilhar ele em uma pagina minha, como dar credito ao autor. me informe, terei prazer em dar os devidos creditos.

    ResponderExcluir