quarta-feira, 11 de maio de 2011

O QUE É FAN MATE?

Compartilhe esse texto

Você já reparou que em alguns computadores o cooler, também chamado de ventoinha, faz bastante barulho? Embora seja bastante comum, nem sempre a causa de tanto ruído é sujeira. Muitas vezes é simplesmente o som que o dispositivo faz enquanto está trabalhando.
Muitos usuários não gostam de barulho enquanto estão utilizando o computador. Para tentar encontrar um bom balanço entre refrigeração do computador e barulho emitido, foram criados os fan mates.

Fan...

Os fan mates são dispositivos que permitem ao usuário controlar a rotação do cooler presente no computador. Com isso, ele consegue encontrar um ponto de equilíbrio entre a eficiência da ventoinha e o barulho emitido quando ela trabalha.
Além disso, os fan mates tornam possível a alteração na velocidade de rotação do cooler sem que o usuário tenha que acessar e modificar os dados da BIOS. Com isso, as chances de alterar alguma configuração errada e ter maiores problemas são bem menores.
(Fonte da imagem: Divulgação/Zalman)
Normalmente os aparelhos são pequenos e podem ser colocados em qualquer lugar, dentro ou fora do gabinete. A instalação de um fan mate varia um pouco de acordo com o fabricante ou com o modelo escolhido, mas o princípio básico é praticamente o mesmo: conecta-se o cooler ao dispositivo e esse à placa-mãe.
Existem diversos modelos de fan mates. Há aqueles para controlar apenas um cooler e outros que dão ao usuário o poder de alterar a velocidade de várias ventoinhas. Nesse caso, há diversos potenciômetros (ou botões de outros tipos), um para cada dispositivo de refrigeração presente na máquina.

0 comentários:

Postar um comentário